quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Primeiro post - Matrioshkas

Olá pessoal, vamos então ao nosso primeiro post. Ainda estamos com o blog pobrinho mas no decorrer da semana vou deixando ele mais cool :D.

Então galera, o blog foi criado com o intuito de contar histórias, lendas e contos sobre os mais diversos tipos de objetos vendidos normalmente em lojas de produtos esotéricos ou de decoração como a loja da minha amada dinda Cris, chamada de Conto de Fadas localizada na Rua Pinheiro Machado n° 2652 em Caxias do Sul.
Vamos dedicar o primeiro post às Matrioshkas. As Matrioshkas são bonecas de madeira originárias da Rússia e que normalmente são encontradas em conjuntos de 6 ou 7 bonecas, uma encaixada dentro da outra. Uma das lendas conhecidas sobre as Matrioskas conta sobre um escultor de bonecas que um dia fez uma boneca tão linda que não quis vende-la e então a levou para sua casa e todas as noites perguntava a ela se se sentia feliz, até que em uma dessas noites a boneca lhe respondeu que só seria feliz se lhe fosse dada uma filha. Então, lá foi o escultor esculpir uma filha para a boneca e encaixou-a dentro da Matrioshka. Na noite seguinte, então, Trioshka (filha da Matrioshka) também pediu uma filha ao escultor que, como na primeira vez, esculpiu-a e colocou-a dentro da Trioshka. Os pedidos, então, se repetiam todas as noites com cada nova boneca feita, até que um dia, temendo que nunca mais conseguisse parar de fazer as bonecas, o escultor ao invés de pintar uma filha como uma menina, fez na boneca um bigode, caracterizando um "filho" para, então, não ter que fazer mais bonecas cada vez menores. 
A Matrioshka das imagens é a que minha mãe comprou na loja da minha dinda, que comentei logo no começo do post. As Matrioshkas podem ser encontradas na faixa de R$20,00 a R$50,00 (as mais normais, claro).

Um comentário:

  1. Oii eu sou a Cláudia tua vizinha, muito legal a história dela, eu não conhecia. Gostaria de saber se ela serve só para enfeite ou se tem algum significado simbolico, tipo proteção, espiritualidade, etc...
    Eu tb tenho um blog acesse http://equilibriocorpoemente.wordpress.com acho muito legal compartilhar com os outros nossos experiências.Acessa e lá tem o meu email p vc me responder. Bjs no teu coração Cláudia.

    ResponderExcluir